Novo <i>Plano Marshall</i>

O responsável do Banco Mundial, Justin Yifu Lin, considera que é necessário «ser mais criativo» para resolver a crise económica com que se debate o sistema capitalista, pelo que propõe a adopção de um "Plano Marshall" a nível mundial.
A proposta de Lin – na via do plano norte-americano implementado para a reconstrução europeia após a II Guerra Mundial e que transformou os EUA na maior potência mundial – passa pela criação de um fundo de 2000 mil milhões de dólares liderado pelos países mais ricos, como os Estados Unidos, China e países exportadores de petróleo, que «ajudaria» ao relançamento das economias capitalistas nos países mais pobres. De acordo com o responsável do Banco Mundial, a criação desse fundo representaria um esforço financeiro de um por cento do produto Interno Bruto de cada um dos países mais ricos.
Segundo o mesmo responsável, apesar de o Banco Mundial continuar a antecipar a recuperação da crise económica para 2010, considera que o risco de tal não acontecer «é muito elevado».


Mais artigos de: Europa

Trabalhadores são bode expiatório

O Parlamento Europeu deu o acordo de princípio, a 4 de Fevereiro, a uma proposta de directiva criminalizadora dos trabalhadores imigrantes em situação ilegal.

Convulsões sociais preocupam UE

A onda de protestos dos trabalhadores que varre a Europa está a deixar muito preocupados os dirigentes da União Europeia e governantes dos Estados membros. Os 27 terão mesmo aumentado o grau de vigilância sobre o risco de convulsões sociais e preparam-se para abordar a questão numa reunião dedicada ao tema.De acordo com...

Mercado de trabalho divide os 27

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, pediu esta semana às empresas que evitem os despedimentos colectivos e privilegiem o despedimento parcial.

A crise e os seus responsáveis

Durante anos, alertámos para as consequências da prioridade dada às políticas monetárias, ao cumprimento dos irracionais critérios do Pacto de Estabilidade, às orientações do Banco Central Europeu. Dissemos que, com a prioridade absoluta dada à estabilidade dos preços, assistia-se ao agravamento do desemprego, à...